Quinta-feira, 26 de Junho de 2008

Mário Soares defende História Comparada das Religiões na escola

            

                 

Ministério da Educação já recebeu parecer da Comissão de Liberdade Religiosa sobre História Comparada das Religiões.

A criação de uma disciplina de história comparada das religiões seria "um contributo importante" para que o "multiculturalismo possa avançar como necessário", afirmou Mário Soares no encerramento do III Colóquio Internacional sobre Religiões, que decorreu em Lisboa.

A proposta da existência da disciplina de história comparada das religiões seguiu já para o Ministério da Educação, segundo avança à Agência ECCLESIA Ester Muznick, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa que integra a Comissão de Liberdade Religiosa.

A Comissão elaborou já um parecer que fez seguir para o Ministério da Educação e em breve “vamos reunir com Maria de Lurdes Rodrigues para concretizar esta proposta”. Ester Muznick aponta uma “enorme ignorância em torno das religiões”, incluindo a dominante em Portugal. “O ensino nas escolas de história das religiões serve também para que as pessoas saibam a base da sua própria civilização, contrariando a forma como muitas pessoas estão a ser educadas, sem noção da construção da sua civilização”.

A reunião com Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, visa também uma revisão dos manuais escolares “no que diz respeito às religiões” que, explica, contêm “erros”. A vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa sublinha que a questão da educação faz parte da agenda da Comissão.

 

Retirado do sítio da Agência Ecclesia

Publicado por Re-ligare às 10:41
Link do post | Comentar | Favorito

.Mais sobre Ciência das Religiões

.Pesquisar

.Posts recentes

. Ψυχή, Psychē e Fado

. A PRESENÇA AUSENTE (três)...

. A CULTURA QUE NOS REDEFIN...

. Música e Emoções - Romant...

. Biomusicologia – Definiçã...

. Natal, naTAO

. Encontro com Manuel Frias...

.Arquivos

.tags

. todas as tags

.Links

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds