Domingo, 18 de Janeiro de 2009

FUNDAMENTALISMOS...

O pastor evangélico Rick Warren (na foto), pastor da Saddleback Church, na Califórnia, foi convidado pelo presidente eleito Barack Obama para fazer a oração inaugural na cerimónia oficial da tomada de posse do novo Presidente americano.
 
A não confessionalidade do Estado Americano, que nem uma única vez tem a palavra «Deus» no seu texto constitucional, não impede os seus responsáveis políticos de considerarem o cristianismo como uma proposta moral e ética de valor incontornável. Daí a presença de um pastor evangélico na cerimónia inaugural.
 
Entretanto, o pastor Rick Warren está debaixo de fogo porque vários grupos, de sensibilidades diferentes, têm vindo a público criticar a sua participação na cerimónia oficial. Gays, lésbicas e transexuais, além de organizações pró-aborto e organizações de apoio a doentes com SIDA, não concordam com a presença de um pastor na referida cerimónia e acham-se, por esse facto, traídos por Obama.
 
Já em 2001, aquando da cerimónia de tomada de posse do presidente Bush, o conhecido ateísta Michael Newdow tinha processado judicialmente o pastor Franklin Graham por este ter terminado a sua oração em «nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo».
 
O que não percebo é como é que estes grupos, que se arvoram em arautos da liberdade individual, do direito à diferença, do respeito pela alteridade, estes protagonistas da modernidade ficam, de repente, tão rígidos, tão sectários, tão intransigentes com o que se afigura  diferente do seu quadro de referência!!! Se fossem os cristãos a tomar alguma posição pública contrária à participação de algum destes grupos em alguma cerimónia oficial, ai, ai... caía «o Carmo e a Trindade»: estaríamos diante de fundamentalistas, fanáticos, fascistas, ditadores culturais, atrasados, antiquados e primários. E quando acontece ao contrário?
 
Parece-me que o discurso da tolerância, da compreensão, da aceitação do outro…ainda só é exigido que funcione num só sentido!!! Afinal há por aí muitos fundamentalistas disfarçados...
 
Luís Seabra Melancia

 

Publicado por Re-ligare às 01:14
Link do post | Comentar | Favorito

.Mais sobre Ciência das Religiões

.Pesquisar

.Posts recentes

. Ψυχή, Psychē e Fado

. A PRESENÇA AUSENTE (três)...

. A CULTURA QUE NOS REDEFIN...

. Música e Emoções - Romant...

. Biomusicologia – Definiçã...

. Natal, naTAO

. Encontro com Manuel Frias...

.Arquivos

.tags

. todas as tags

.Links

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds