Sexta-feira, 27 de Março de 2009

Associação Paraibana de Pesquisas e Estudos em Ciências das Religiões (APPECR)

A Associação Paraibana de Pesquisas e Estudos em Ciências das Religiões (APPECR) nasceu de um sonho dos alunos da turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Assim, a partir da ação em conjunto de alguns destes discentes, colocando em prática as palavras do inesquecível poeta “(...) um sonho sonhado junto é realidade, em 02 de Dezembro de 2008 Era Vulgar, ocorreu a reunião de assembléia e posse da diretoria provisória. Neste empenho, tornaram-se sócios fundadores Manoel Wellington, como presidente, Hugo Espínola, Gilvando Estevam, Eline Campos, Michael Seymour, Hindemburgo Lisboa, Saulo Duarte, Vicente Gayoso e Maria Rodrigues.

Objetiva a APPECR enaltecer e propiciar atividades de pesquisa e extensão de estudos em Ciências das Religiões. Tem por fim, portanto, ajudar a desenvolver as “Ciências das Religiões”, obtendo o desatar dos nós que amarram as investigações e produções temáticas, como forma de permitir aos estudiosos e professores um salto qualitativo nas suas formações profissionais. Em suma, o principal objetivo da APPECR é fazer Ciências das Religiões.

Fazer Ciências das Religiões é ultrapassar o cartesianismo e mecanicismo sem olvidar a ciência serena, tão importante para o desenvolvimento da humanidade, mas compreendendo o universo simbólico, como forma de embasar uma inteligência reflexiva e crítica.

Fazer Ciências das Religiões é trabalhar para que os conflitos religiosos sejam apaziguados e harmonizados, situação apenas possível quando se possui um conhecimento equilibrado sobre as partes, sem paixões partidárias ou proselitismos.

Fazer Ciências das Religiões é substituir a catequese pela informação no ensino público, proporcionando aos alunos conhecer as histórias, as sabedorias, as filosofias e os saberes das diversas religiões, como forma de retirar o mando da ignorância e intolerância. Como disse Nelson Mandela, Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

Fazer Ciências das Religiões é abraçar o princípio da laicidade, colocando a liberdade de consciência (a de ter ou não uma religião) em um patamar acima da liberdade religiosa (a de escolha dentre as religiões). Nas palavras de Régis Debray, “(...) a laicidade não é uma opção espiritual entre outras, é o que torna possível a sua coexistência (...)”.

Fazer Ciências das Religiões é contribuir para a formação uma sociedade mais fraterna e justa, fundada nos profundos ideais produzidos pela humanidade, criados com base na produção simbólica universal.

Sob os auspícios destes ideais se fundamenta a APPECR, rogando e participando na construção de um templo universal consciente, capaz de abrigar seguidores de todos os credos juntamente com não religiosos.

 

Hugo Alexandre Espínola Mangueira

Vice-Presidente da APPECR

 

Publicado por Re-ligare às 19:26
Link do post | Comentar | Favorito

.Mais sobre Ciência das Religiões

.Pesquisar

.Posts recentes

. Ψυχή, Psychē e Fado

. A PRESENÇA AUSENTE (três)...

. A CULTURA QUE NOS REDEFIN...

. Música e Emoções - Romant...

. Biomusicologia – Definiçã...

. Natal, naTAO

. Encontro com Manuel Frias...

.Arquivos

.tags

. todas as tags

.Links

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds