Sábado, 25 de Abril de 2009

ABAIXO A DITADURA...AINDA!

Quem olhar para esta imagem, a preto e branco, e pensar que tanto a imagem como a mensagem são antigas...desengane-se! Depois de 35 anos... a vida cinzenta de milhões de portugueses continua cada vez mais a preto e branco. Mais, continua cada vez mais negra, mais abatida, mais desesperançada. Infelizmente, passados 35 anos de pouca revolução e ainda menos evolução, preto e branco é a cor, é a imagem, é o sentido da vida portuguesa.
 
«Abaixo a ditadura», escrevia-se! Esse desejo intenso, essa paixão mobilizadora, gritada através de frases mudas que enchiam paredes, portões, fachadas e cartazes, era uma convocatória sincera e sentida, dirigida a todos os homens e mulheres.
 
Vimos o fim à ditadura salazarista. Graças a Deus! Obrigado, capitães de Abril! Mas o Homem, esse ditadorzeco de meia-tigela, que parece abrigar, esconder, aninhar um Salazar dentro de si, não desiste de construir aquilo que naturalmente dele emana... e assim se perpetua a ditadura!
 
Elas aí estão! Temo-las de dimensão social: a ditadura da imagem, a ditadura do consumo, a ditadura da classe, a ditadura da tradição cultural… Temo-las de dimensão intelectual: a ditadura do paradigma, a ditadura do método, a ditadura da teoria… Temo-las de dimensão religiosa (essas, então, são de bradar aos céus…): a ditadura da ortodoxia, a ditadura da disciplina, a ditadura da tradição, a ditadura dos costumes…Temo-las de dimensão política: a ditadura da partidocracia, a ditadura do aparelho, a ditadura da disciplina partidária, a ditadura da maioria…
 
ABAIXO A DITADURA!
 

Luís Seabra Melancia

Publicado por Re-ligare às 13:26
Link do post | Comentar | Favorito

.Mais sobre Ciência das Religiões

.Pesquisar

.Posts recentes

. Ψυχή, Psychē e Fado

. A PRESENÇA AUSENTE (três)...

. A CULTURA QUE NOS REDEFIN...

. Música e Emoções - Romant...

. Biomusicologia – Definiçã...

. Natal, naTAO

. Encontro com Manuel Frias...

.Arquivos

.tags

. todas as tags

.Links

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds