Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2006

Hanukka

A pedido de "algumas famílias", aqui segue mais uma pequena nota sobre uma festividade, neste caso o Hanukka judaico, cuja celebração principal decorreu, no caso lisboeta, no passado dia 17 de Dezembro, domingo (com fotos on-line no site da Comunidade Israelita de Lisboa: www.cilisboa.org).
Hanukka é a chamada Festa das Luzes ou da Dedicação. Comemora-se a re-consagração do Templo de Jerusalém, por Judas Macabeu, em 165 a.E.C. (1Mac 4, 36-61 e 2Mac 10, 1-8) após a grande profanação ocorrida aquando do domínio Selêucida.
Durante 8 dias, todas as famílias acendem, escalonadamente, uma das oito velas, Menorah, mais a central, do candelabro de nove braços, culminando com a sua iluminação completa.
Nesta quadra festiva, oferecem-se presentes às crianças.
 
 
2Mac 10, 1-8:
No mesmo dia do aniversário da profanação do templo pelos estrangeiros, isto é, no dia vinte e cinco do mês de Quisleu, fez-se a sua purificação. Celebraram esta festa com grande regozijo, por espaço de oito dias, à semelhança da festa dos Tabernáculos, recordando que, pouco antes, tinham passado esta solenidade dos Tabernáculos nas montanhas e nas cavernas, como animais selvagens. Por esse motivo, levavam ramalhetes, ramos verdejantes e palmas em honra daquele que lhes havia concedido a dita de purificar o seu santo lugar. Decretaram, por um édito público, que toda a nação judia celebrasse, cada ano, esta festa, na mesma altura.
 
Paulo Mendes Pinto
 
Publicado por Re-ligare às 14:02
Link do post | Comentar | Favorito

.Mais sobre Ciência das Religiões

.Pesquisar

.Posts recentes

. Ψυχή, Psychē e Fado

. A PRESENÇA AUSENTE (três)...

. A CULTURA QUE NOS REDEFIN...

. Música e Emoções - Romant...

. Biomusicologia – Definiçã...

. Natal, naTAO

. Encontro com Manuel Frias...

.Arquivos

.tags

. todas as tags

.Links

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds