De dvidal a 17 de Novembro de 2007
Ao ler o artigo "16 de Novembro, o Dia Internacional para a Tolerância " do digníssimo professor Paulo Pinto, achei por bem, dar o meu modesto contributo, se contributo for, já que nestas coisas cada um é livre para avaliar à sua maneira e ficar no que lhe parece. Todavia aqui vai.

Relativamente à opinião do citado Locke , (a tolerância é uma acção que implica uma derrota, pois é «parar de combater o que não se pode mudar»). A propósito temos, na história do cristianismo, um paradigma interessante, "O Édito de Tolerância" em 311 d.C. promulgado por Galério , César romano (293-311), que depois de combater os cristãos por todos os meios, sem sucesso, porque se dizia que: "o sangue dos mártires era semente do cristianismo", promulgou o referido Édito, em que não se asseguram direitos, mas simplesmente se tolera o culto cristão. Sem dúvida, a grande coragem dos mártires, ditou a derrota do Soberano , e constitui-se no triunfo da fé. Ora , entenda-se que em questões de Direitos Fundamentais, como era o caso, a Tolerância é de facto muito pouco, por isso, nesta matéria, o caminho foi deveras difícil, e ainda o é, na actualidade, em muitas, e lamentáveis realidades, tanto políticas como religiosas.

Todavia, a "Tolerância", não tem que ser, necessariamente , apenas um factor de "derrota", antes pelo contrário, segundo o Dicionário Enciclopédico KOOGAN LAROUSSE , 1º vol. pp. 863, pode ler-se "...na vida social a maior virtude é a Tolerância".

Considerei importante que isto se afirme claramente, porque enquanto o estigma do primeiro caso é fortemente inibidor da tolerância, este torna-se promotor , de boas relações.

A compreensão de que, na vida, todos falhamos, quer seja por acção como por omissão, deve levar-nos a sermos mais tolerantes com aqueles que nos rodeiam.

Por outro lado, quanto ao "dia internacional para a tolerância", deseja-se, que não se constitua , hipocritamente, apenas em, um dia no ano, para a tolerância, com a exclusão dos restantes 364/5, mas sim uma oportunidade de reflexão séria, que contribua para, a efectiva mudança de culturas na relação entre as diferenças.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres